A manhã fria se espalhava pelo amplo horizonte de terras planas e desconhecidas, enquanto o carro nos conduzia por estradas estreitas, com placas de uma língua que me era totalmente estranha… Estávamos agora tão longe de casa,mas realizando um antigo sonho de primavera… Uma aventura por alguns dos mais belos campos do velho mundo!
De repente,como por um encanto,a paisagem transbordou com uma onda de cristalina e colorida beleza e imensos campos de flores surpreenderam os nossos olhos : Sim,não era um sonho, e estávamos mesmo bem ali, na linda primavera da Holanda!
E a visão graciosa e genuína do moinho de vento, à moda antiga, não podia negar… Um reino de majestosas tulipas e de outras flores irmãs, estava à nossa espera!
Entre os canteiros à perder de vista, milhões de flores magníficas reunidas encantavam os nossos corações e formavam infinitos “tapetes” coloridos e perfumados… Uma visão simplesmente mágica!
De longe ou de perto dos nossos olhos, as preciosas e famosas ”tulipas” reinavam deslumbrantes,neste reino de plena beleza e emoção… Impossível não se emocionar diante deste inesquecível espetáculo de vida e cor!
Mas pesquisando sobre estas jóias da natureza, descobri a algum tempo atrás que as tulipas,ao contrário do que muitos imaginam, não são plantas naturais da Holanda, e sua verdadeira origem está localizada nas terras da distante Turquia. Por lá, elas também são muito queridas e hoje a tulipa, é a flor símbolo deste país.
Sem dúvida, elas são mesmo um dos orgulhos do povo holandês.E o seu cultivo por lá é levado muito à sério.E ver os seus campos floridos na primavera é uma prova mais que verdadeira desta realidade!
Existem cerca de 100 espécies de tulipas no mundo, embora atualmente, após tantos cruzamentos e recombinações genéticas, há uma infinidade de “híbridos” espalhados por vários países…
A verdade é que desde que essas admiráveis plantas chegaram aos chamados “países baixos”,por volta do século XVI e pelas mãos do botânico que primeiro a descreveu,Conrad Von Gesner, elas encantaram os holandeses e trouxeram uma grande alegria para eles…Uma mania que virou uma “paixão nacional”!
Mas como não se encantar por esta planta altiva e de aparência romântica e deslumbrante,que atrai a nossa atenção de forma tão sensível?
Durante os dias que estivemos por lá, vimos a presença delas por todos os lugares…Desde a clássica tulipa vermelha à variedades de espetaculares formas e misturas de cores…Uma verdadeira festa para os nossos olhos!
E o que dizer da alegria imensa e da sensação de puro encantamento em estarmos “imersos” nestes maravilhosos canteiros, verdadeiros “mares de flores”?
Para nós, que amamos as coisas da natureza, poder estar no meio delas foi uma sensação única e muito especial, que nem as nossas melhores palavras poderão traduzir…Uma preciosa dádiva de Deus!
Então hoje, revendo essas nossas doces imagens, já de volta ao nosso ninho carioca e ao nosso urbano cotidiano, tenho um sentimento de grande agradecimento e reverência por termos a oportunidade de visitar estes lugares encantados, onde o sonho se mistura à realidade, e todas as flores são mesmo mensageiras do carinho do Criador para com os seres humanos…
E para vocês,queridas amigas e queridos amigos, que por aqui gentilmente passam, e nos acompanham, nesta nossa florida aventura, o nosso abraço carinhoso nos corações primaveris de todos!!!
