Passar pela famosa Península de Yucatãn,no sudeste do México, e não se encantar pela sua natureza exuberante, é missão impossível pra mim e para todos aqueles que apreciam as belezas genuínas do mundo natural.
Em cada cantinho que passamos, seja ele próximo ao mar ou próximo às florestas, sempre havia uma flor, uma fruta,um cenário bonito ou um pequeno animal, que nos chamava a atenção e nos surpreendia com seu exótico encanto.
E entre tantas emoções que o mundo da natureza nos proporcionava, lá estavam elas sempre presentes e nos fazendo sorrir: As lindas aves de Yucatãn!
Pequeninas ou grandes, barulhentas, tímidas ou simplesmente silenciosas, posso seguramente dizer que as aves que encontramos durante esta parte da nossa jornada mexicana, nos proporcionaram muitos momentos de pura beleza e contentamento… E quem conseguiria se manter insensível diante destas pequenas jóias de penas e asas? Seja no Brasil, ou em qualquer parte deste imenso mundo, as aves,para mim, serão sempre seres dignos de nosso carinho,atenção e admiração!
Embora na maioria das vezes, não fosse possível descobrir os nomes das muitas aves que vimos por lá e nem sempre fotografá-las, estes animaizinhos alados realmente enfeitaram e alegraram esta nossa viagem encantada.
E como não ficar feliz,quando logo de manhã, a gente simplesmente acorda e encontra um delicado e pequeníssimo ”beija-flor mexicano”, voando leve,livre e gracioso no jardim do nosso hotel? E conseguir fotografá-lo, entre um vôo rápido e outro, é uma verdadeira dádiva dos céus!
Mas o que dizer também da doce surpresa de encontrar, no finalzinho de uma tarde ensolarada e morna, após uma caminhada maravilhosa, entre ruínas antigas maias, um belo exemplar de “pica-pau”, exibindo seu lindo “topete vermelho” por entre os galhos de uma antiga árvore? Para mim,uma pequena alegria que faz o meu coração vibrar de ternura…
E falando nas adoráveis aves de Yucatãn, eu não poderia deixar de lembrar de uma espécie em especial, cuja população é enorme e está presente em vários cantos das cidades ao longo da área de Cancun e da “Riviera Maia”, as famosas “pich” (também conhecidas como “zanate”),que lembram as gralhas,com a coloração muito negra de suas penas e seus hábitos tão urbanos. No hotel em que ficamos em Cancun, elas praticamente tomavam o café da manhã conosco,passeando entre as mesas e beliscando qualquer tipo de comida que caísse no chão…(Rs…) Uma verdadeira diversão para os turistas!
E nas praias? Ah, me emociono até quando lembro… Trouxe no coração lembranças simplesmente mágicas, de um final de tarde encantado,onde as pessoas foram indo embora e ficamos praticamente sozinhos com mil aves marinhas de várias espécies… Havia até um belíssimo patinho negro, de bico muito vermelho, que flutuava na água esmeralda de um pequeno rio que desaguava suavemente no mar… Uma imagem de conto de fadas que ficará para sempre na minha memória!
Mas havia também as queridas gaivotas… E eu me encantei na mesma hora com uma espécie que tinha um jeitinho inteligente e um pequeno “topete negro” na cabeça… Linda demais!
No passeio às ruínas maias de Tulum, o mar nos trouxe uma outra boa surpresa: Bandos de grandes pelicanos, que faziam manobras aéreas no ar… Impossível não se emocionar!
E foi mesmo lá, em pleno Parque Arqueológico de Tulum,que encontramos uma ave decididamente curiosa e exótica, a chamada “Chachalaca”, espécie típica do México e da América Central, que lembra uma galinha. Muito barulhenta e engraçada, assim que ela nos viu, tratou de voar para outra árvore e emitiu seu canto pitoresco… Dizem por lá,que quando a “chachalaca” canta, é sinal de chuva no dia seguinte… (Rs…)
E depois de tantas belas aves que encontramos nesta nossa “aventura mexicana”, só posso dizer que aumentou ainda mais o nosso sentimento de reverência e carinho por esses animais tão especiais, que trazem sempre tanta alegria e beleza à nossa humana existência… Sejam eles de qualquer parte deste nosso maravilhoso planeta…
E já aqui de volta ao nosso cantinho carioca, guardo com respeito e delicadeza, cada lembrança iluminada destes pequenos pássaros e aves que iluminaram esta nossa recente jornada. E sonho, tantas vezes acordada, com um mundo melhor, com mais paz e respeito à natureza de todo o nosso planeta, e com uma vida de mais dignidade para todos os seres ditos humanos e seus amigos passarinhos…
E para vocês,queridas amigas e queridos amigos,envio beijos carinhosos dos nossos amados pássaros daqui!!!!
