Fim de semana com carinha de inverno aqui na nossa cidade maravilhosa, e nada mais aconchegante numa tarde fria de domingo, do que um cházinho quentinho e aromático, acompanhado por doces guloseimas… Sempre uma ótima idéia para aquecer o corpo, a alma e o coração!
E para isso, nem é preciso de muita complicação, mas sim de um pouquinho de improviso e de uma boa pitada de imaginação…
Dessa vez, inspirada pelas pequenas lembranças que trouxemos da nossa viagem à bela Holanda, fui arrumando a mesa da sala para o nosso chazinho bem especial… Para nós, mais do que um simples lanche, uma brincadeira “temática” que animou o nosso finalzinho de tarde e nos abriu ainda mais o apetite! (Rs…)
Então,queridas amigas e queridos amigos, que por aqui gentilmente passam, convido-os agora para um “passeiozinho” por esse nosso doce e improvisado “cházinho à holandesa”,com tempero bem brasileiro!!!
Para começar, trago aqui uma visão da nossa mesa com suas gostosuras e delicadezas… E apesar de todo o improviso e da simplicidade desta deliciosa “brincadeira”, como resistir à este cházinho tão gracioso? (Rs…)
Mas para representar o nosso “jeitinho brasileiro” e celebrar as delícias da nossa terra, trouxe para uma “participação especial” (Rs…) um doce saboroso: Um ”Cuscuz doce de tapioca”,que eu havia preparado na noite de sábado… Uma deliciosa e assídua sobremesa aqui em casa…Eu mesma adooooro!!! (Rs…)
Para aqueles que também apreciam um bom “cuscuz doce” e quizerem fazer, a receita é bem simples, e vou explicar logo adiante… Com certeza vale à pena experimentar!
Mas para dar um toque “clássico” à este nosso chá, não poderiam também faltar alguns biscoitinhos amanteigados e pãezinhos fresquinhos com geléia… E a luz suave e perfumada de uma vela aromática ( “maçã com canela”) para dar o brilho romântico à nossa tarde…
O delicado aparelho de chá, com desenhos pintados à mão, nos lembravam os famosos e românticos “moinhos de vento” da Holanda… Muito lindo!
E a deliciosa geléia de morango,enviada com carinho pela minha amiga Patty ( do blog “Pássaros e Flores” http://pathellpassaros.blogspot.com.br/ ), lá do Rio Grande do Sul , enfeitava e adocicava ainda mais este cházinho especial… Todos adoraram!!!
O chá de camomila estava perfeito para a ocasião!
A beleza da paisagem campestre holandesa, emoldurada no guardanapo, nos fazia sonhar e lembrar dos momentos deslumbrantes da nossa viagem…Puro encantamento!
E o lendário ”tamanco holandês” se encheu de flores para alegrar os nossos olhos!
Então,mais ou menos meia hora depois, “misteriosamente” (Rs…), os pedaços de cuscuz, todos os pãezinhos e os deliciosos biscoitinhos começaram a desaparecer das travessinhas…Para onde será que eles foram tão depressa? (Rs…)
Para desvendar este mistério, bastava olhar para as carinhas dos nossos meninos gulosos, que rapidamente se serviram e desapareceram da sala… (Rs…)
E para os nossos corações, o que sobrou mesmo foi uma gostosa lembrança, de um adorável ”cházinho holandês”, nestas nossas acolhedoras terras cariocas…
Ah, e para aqueles que apreciam um bom doce brasileiro, aqui vai a receita do nosso ”cuscuz doce de tapioca”:
Você vai precisar de:
- 500g de tapioca
- 1 litro de leite
- 10 colheres de sopa rasas de açúcar
- 1 pacote de 100g de côco ralado (eu uso aquele “úmido e adoçado”)
- 1 vidro pequeno de leite de côco (200ml)
A gente faz assim:
Num pirex retângular e grande, colocamos a tapioca e misturamos com o açúcar e 3/4 do pacote do côco ralado. Enquanto isso,numa leiteira, colocamos para ferver o leite com o conteúdo do vidro de leite de côco e mais uma medida do vidro do leite de côco com água. Apagar logo que ferver a mistura (cuidado para não deixar derramar ) e com muito cuidado (lembre-se que o leite está muito quente!!!), a gente vai derramando o leite fervido sobre a mistura da tapioca no pirex. Depois é só misturar bem e cobrir o pirex com uma travessa, de forma que todo o conteúdo fique coberto , daí é só esperar esfriar completamente, e polvilhar o “cuscuz” com o conteúdo restante do côco ralado… Esse tipo de cuscuz fica com uma consistência mais durinha, parecendo um “pudim” e nós simplesmente amamos!
E eu daqui , agradeço a gentil visita de vocês, e espero que este nosso singelo ”cházinho holandês-carioca” possa ter alegrado, inspirado e iluminado um pouquinho do teu dia!
Beijos doces nos corações de todos!!!
